terça-feira, 30 de setembro de 2014

Terceiro Setor - Tema 2: Recebendo uma empresa voluntária

Esta série de artigos abordará aspectos da gestão das organizações do Terceiro Setor.

Tratar do tema de Gestão das Organizações do Terceiro Setor não é algo simples, por isso a proposta será publicar uma série de artigos contendo temas dos diversos setores que estão  envolvidos nestas organizações. O tema de hoje é a empresa voluntária.


Quando a empresa oferta um serviço voluntário

Este artigo se destina aos micro e pequenos empreendedores, milhares no Brasil, e é como se fosse um convite para que sejam voluntários em alguma causa social. Não é necessário escolher algum projeto de outra cidade ou estado e sim escolher alguma ação mais próxima de sua sede, seja em sua cidade ou bairro.

Diferente do que os empreendedores pensam, é possível disponibilizar serviços ou produtos de sua empresa de forma voluntária a serviço de algum projeto social. Esta “doação” pode ser em alguma ação pontual ou em algum projeto que pode levar mais tempo.

Seguem 6 passos para começar:


  1. Oferte algo que esteja dentro da linha de produtos e serviços que a empresa já desenvolve ou comercializa;
  2. Combine com o “cliente” como será esta entrega: pontual, por projeto ou contínuo por um determinado período de tempo, combinado entre ambos. Se necessário, firme contrato ou termo de compromisso entre as instituições.
  3. Lembre que mesmo sendo uma atividade voluntária, é necessário manter o mesmo nível profissional que envolve aspectos de qualidade e pontualidade com os prazos.
  4. Seja sincero no caso de interromper a oferta do serviço o produto, afinal comunicar o encerramento demonstrará a ética profissional e será um sinal de respeito pois aquele projeto contou com a oferta de sua empresa;
  5. Convide empresas parcerias para fazer parte do projeto, em alguns casos, empresas com atividades afins ou até mesmo em outra área podem se reunir para fortalecer projetos sociais que são relevantes para a sociedade.
  6. Por fim, lembre-se de registrar e documentar a ação realizada pois elas irão compor o relatório de Responsabilidade Social de sua empresa.


Acredito que estes passos facilitam o entendimento do empreendedor e ele terá inspiração para começar. É imensa a alegria de contribuir com ações que geram transformação social e é este o convite aos empreendedores: por pequena que possa parecer tenha certeza de que sua atitude fará a diferença na vida de quem a receberá.

(Adaptado da publicação de minha autoria, publicado em: http://nossacausa.com/6-passos-para-comecar-um-servico-voluntario/)

Envie sua sugestão e comentários: crearegs@gmail.com

Schirlei Mari Freder, Administradora, fundadora e Diretora Executiva da Creare Consultoria, Gestão e Treinamentos onde desenvolve projetos para micro e pequenas empresas, organizações do setor público e organizações do terceiro setor. Docente, conteudista, avaliadora de projetos e de empresas. Pesquisadora na área de Economia Criativa, Gestão e Empreendedorismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário