terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Terceiro Setor - Tema 1: Gestão das Organizações do Terceiro Setor

Esta série de artigos abordará aspectos da gestão das organizações do Terceiro Setor.
Tratar do tema de Gestão das Organizações do Terceiro Setor não é algo simples, por isso a proposta será publicar uma série de artigos contendo temas dos diversos setores que devem ser desenvolvidos nestas organizações.
Também denominadas Organizações Não Governamentais (ONGs) nas últimas décadas o perfil e o porte das mesmas vem se alterando e não basta a boa vontade para conseguir realizar uma boa coordenação. Faz-se necessária profissionalização na gestão. Existem diversas iniciativas vem sendo realizadas em prol desta profissionalização e a cada ano o desafio aumenta, seja pela rotatividade dos colaboradores, seja pela alternância de lideranças gerenciais ou pelas alterações de leis que regem o setor.
As organizações que compõe o terceiro setor abrangem uma infinidade de áreas no Brasil, desde a educação, saúde, assistência social, cultura, esporte até clubes esportivos e partidos políticos. A maioria delas existe para uma determinada causa social ou temática e todo o seu funcionamento é regido por esta grande missão. Ou deveria ser desta forma.
O que ocorre é que muitas delas nascem com uma missão bem definida, porém sem a definição de estratégias mínimas de sobrevivência financeira. Gerenciar uma organização com este perfil requer habilidade, dedicação e na maior parte do tempo uma boa dose de voluntariado, porém há o momento em que o voluntariado precisa dar vez para o profissionalismo. E vem o momento de adotar métodos de gestão em todas as áreas da organização.
A intenção destas publicações será contribuir com reflexões que envolvem o dia a dia destas organizações e colaborar com os administradores que já estejam seguindo carreira nesta área ou que eventualmente queiram iniciar a carreira neste segmento.
São destas áreas que iremos tratar nos próximos artigos. 
Envie sua sugestão e comentários: crearegs@gmail.com
Schirlei Mari Freder, Administradora, fundadora e Diretora Executiva da Creare Consultoria, Gestão e Treinamentos onde desenvolve projetos para micro e pequenas empresas, organizações do setor público e organizações do terceiro setor. Docente, conteudista, avaliadora de projetos e de empresas. Pesquisadora na área de Economia Criativa, Gestão e Empreendedorismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário