sábado, 12 de outubro de 2013

Agricultura Familiar boas práticas no Paraná

Creare in foco é uma iniciativa que pretende demonstrar boas práticas sustentáveis, empreendedoras e criativas de cidadãos brasileiros, em especial os paranaenses. Existem inúmeras iniciativas espalhadas por aí, muitas vezes desconhecidas e que merecem ser mostradas. 

"In foco" porque não posso esconder minha paixão por fotografia e minha tentativa de utilizá-la como instrumento para um mundo melhor!

Boa leitura!

Schirlei Freder
Diretora Executiva
Creare Consultoria, Gestão e Treinamentos



A publicação de hoje é dedicada à visita realizada no município de Turvo/PR, em três propriedades rurais. Ambas as propriedades participam de alguns programas vinculados à política pública da agricultura.

A primeira propriedade investe em um pequeno rebanho leiteiro e na produção agrícola de subsistência. Adota a técnica de silagem de milho e alterna a produção de hortaliças no espaço destinado ao plantio de pasto. Esta iniciativa ajuda a enfrentar o período de estiagem que afeta a região nesta época do ano. 

Pasto prejudicado pela seca.

Silagem de Milho.

Plantio misto: hortaliça e pasto.

As outras duas propriedades investem no plantio de hortaliças e participam do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Este programa incentiva o pequeno produtor rural para que cultive seus produtos, forneça para o programa e comercialize o excedente da produção na região.





Produtos artesanais.



Meus agradecimentos à Vanda e Ivete, que com muita paciência, me acompanharam nas visitas. Foi um privilégio conhecer estas experiências. Obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário