sábado, 12 de outubro de 2013

Purungo - Encontro de Estudantes de Design de Curitiba


O que é


Um evento, um encontro, um festival. Para cada pessoa que já participou de um purungo, certamente ele foi algo diferente. Isso porque o purungo nada mais é do que um espaço mutável, onde a organização oferece aos encontristas a chance de conhecer pessoas novas, participar de atividades interessantes, de momentos de integração, descobrir coisas sobre assuntos que ele jamais imaginou, tomar uma cerveja (e por que não?), ouvir e fazer música, e, em alguns casos, até se apaixonar.

Em 2013, o purungo está de volta e traz como tema a casa! Mais do que um evento de design construído de estudantes para estudantes, queremos promover um espaço em que as pessoas se sintam livres para conviver e intervir no evento da mesma forma como nos sentimos livres para alterar nossa rotina e ambiente em nossas casas. Queremos um encontro entre pessoas e valores antes mesmo de pensar no design.

O Purungo é um evento abrangente, construído para estudantes, professores e interessados na área do design. Não há limitação de quem possa participar, pois o que queremos é promover a troca de conhecimentos como um todo e aprender a enxergar o design nos mais diversos momentos, áreas e produtos.

As inscrições desse ano podem ser feitas no site: http://purungo.org/

O Purungo é um evento abrangente, construído para estudantes, professores e interessados na área do design. Não há limitação de quem possa participar, pois o que queremos é promover a troca de conhecimentos como um todo e aprender a enxergar o design nos mais diversos momentos, áreas e produtos.

O Encontro de Estudantes de Design de Curitiba, vulgo Purungo, é uma oportunidade para, estudantes, professores, profissionais e interessados compartilharem seus conhecimentos e referências, e enxergarem o design sobre um novo ponto de vista a cada edição.

Histórico

1ª Edição - Em maio de 1997, com o tema “2020: O Que Fará o Designer?”, o primeiro purungo veio a ser organizado em conjunto pelos centros acadêmicos da PUC e da UFPR. Contando com a participação de 300 estudantes, ele serviu de preparação para N Design que aconteceria também em Curitiba no ano seguinte. 

2ª Edição - No período de 03 a 06 de novembro de 1999, aconteceu a segunda edição do purungo, o que foi uma surpresa para os criadores do evento, já que, inicialmente, sua primeira edição nem mesmo intencionava gerar uma continuidade. Compareceram ao Canal da Música, local onde ocorreu o evento, 350 participantes, entre alunos, professores e profissionais da área do Design, para discutir o tema “Design no Brasil: Qual a Nossa Verdadeira Identidade?”

3ª Edição - Entre os dias 23 e 28 de outubro de 2000 aconteceu o terceiro purungo, que, devido à sua temática diferenciada, promoveu uma grande mudança na estrutura do evento. “Interdisciplinaridade: o Design e suas Interdependências” foi o tema que uniu 670 pessoas novamente no Canal da Música para participar de oficinas, exposições, mesas redondas, performances, concertos musicais e exposições teatrais, além de palestrantes de várias áreas ligadas direta ou indiretamente ao design.

4ª Edição - Em 2001, entre os dias 07 e 12 de novembro, o Canal da Música novamente recebia o Encontro de Estudantes de Design de Curitiba. O tema “Design Social, Novos Modelos para o Desenvolvimento Humano” atraiu cerca de 500 participantes não somente da cidade de origem do evento, mas também de Florianópolis e Joinville (SC), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), e Brasília (DF). Entre os grandes nomes de convidados do evento, destacam-se o do designer canadense Alexander Manu, o músico e compositor Jorge Mautner, o designer Henry Benavides Puerto, a semioticista curitibana Roti Nielba Turin, e o escritor indígena Kaká Werá Jecupé.

5ª Edição - Para confirmar a abordagem mais humana das discussões propostas para o purungo, a quinta edição trouxe como tema a “Felicidade”. Reuniram-se 866 pessoas (725 inscritos, além de comissão organizadora, palestrantes e ministrantes de oficinas) no campus Reitoria da UFPR para participar de um número recorde de oficinas ministradas no evento, e pela primeira vez tivemos a Feira (um espaço para qualquer inscrito no evento pudesse vender seus produtos), mostra de vídeos e também de trabalhos acadêmicos. Convidados como o do cantor e compositor Tom Zé, o artista gráfico Elifas Andreato, o arquiteto Cláudio Casaccia, o escritor Domingos Pellegrini e o doutor em sociologia Pedro Lemos vieram abrilhantar ainda mais este purungo, ocorrido entre os dias 07 e 12 de abril de 2003.

6ª Edição - No ano de 2004, foi a Unicenp quem sediou, entre os dias 31 de maio e 05 de junho, o purungo, o que fez com que, pela primeira vez, os alunos dessa universidade participassem ativa e significativamente do evento. O tema “Utopia - Abrindo Caminhos Para o Impossível” reuniu 600 inscritos para discutir as utopias enquanto forma de criação de novas perspectivas.

7ª Edição - A sétima edição do purungo foi também bastante inovadora. Realizada entre os dias 09 e 14 de maio de 2005 no Memorial de Curitiba, teve número record de inscritos (cerca de 800), superando o número de participantes do Encontro Nacional de Estudantes de Design (N Design) daquele ano. A temática escolhida desta vez era a “Desconstrução”, cuja proposta era fazer o participante repensar e refletir desconstruindo seus conceitos. As oficinas passaram a ser chamadas de “Cabaças” e todos os dias eram realizadas repentinas chamadas “Cabaças Surpresa”, e atividades nas comunidades dos Núcleos Regionais da Rua da Cidadania sob o nome de “Cabaças de Rua”. O Encerramento deu-se com um bate-papo sobre a desconstrução da música brasileira com a convidada Elza Soares. 

8ª Edição - Trazendo em sua principal abordagem o empreendedorismo e a pró-atividade, o PurungOITO, como foi chamada a oitava edição do evento, ocorreu entre os dias 22 e 27 de maio de 2006 no Casarão da União Paranaense de Estudantes (UPE), reunindo aproximadamente 700 estudantes. Além de oficinas práticas, foram apresentados e debatidos filmes e palestras relacionados à temática do evento, como a do Clube de Nadismo.

9ª Edição - Em 2008, Um tema bastante curioso e lúdico foi escolhido para a nona edição do purungo. “A Sociedade do Espetáculo”, inspirado na obra homônima de Guy Debord, foi um tema enfatizou as relações sociais e o pensar crítico, a não separação entre o pensar o fazer. Cada dia do evento foi norteado por um personagem conceitual inspirado no circo que trazia um valor diferente. Esta edição foi realizada entre os dias 20 e 24 de outubro de 2008, mais uma vez na Reitoria da UFPR.

10ª Edição - Em 2009, a temática do purungo fazia alusão à história e aos propósitos dos estudantes com relação ao evento. O “RETROexpectativa” aconteceu entre os dias 10 e 14 de junho, no Centro de Criatividade de Curitiba, e promoveu o resgate dos temas dos purungos anteriores e uma discussão sobre o futuro do Movimento Estudantil, contando com mais de 200 inscritos de Curitiba, do interior do Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Pernambuco. Mais uma vez o evento serviu de preparação para a realização de um N Design, que viria a ocorrer pela terceira vez na cidade de Curitiba no ano seguinte (2010).

11ª Edição - Em 2013 acontecerá a décima primeira edição do Purungo no Centro de Criatividade de Curitiba, localizado no Parque São Lourenço. O local já sediou o evento anteriormente, em 2009, e ele foi o escolhido para ser a nossa casa por um dia. Dia 12 de Outubro de 2013, das 9h às 21h, as portas do Purungo se abrirão para receber convidados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário